Este é um blog para a exposição do conto de fantasia medieval chamado "A Lenda de Evan" como suplemento para os RPGistas que jogam esta saga. A saga da Lenda de Evan é uma das ambientações do sistema independente de RPG chamado ELGAIAS. O conto "A Lenda de Evan" também é uma criação independente, obra dos RPgistas que usam esse sistema. As Gravuras, Pinturas, Desenhos, Músicas, Videos usados para ilustrar este Blog não pertencem aos autores desse conto de RPG, muito menos à este sistema de RolePlay. Seus referentes créditos de autoria são intocáveis e protegidos, aqui usados apenas para ilustrar a rapsódia do Blog de forma lúdica e alusiva.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

LIVRO - Erudição Mágica - ASPECTOS E TIPOS DE MAGIAS

Basicamente, podemos dizer que existem três padrões de classes de magias: as magias alquímicas, magias anexadas às armas ou ferramentas e as magias contidas em documentos como pergaminhos e livros que constitui o tipo mais conhecido e clássico. E embora existam estas três diferenças quanto à portabilidade, podem existir versões idênticas do mesmo feitiço para as três portabilidades, quer dizer, pode existir a mesma magia tanto num pergaminho, quanto numa poção ou arma mágica. O usuário de magia também tentar elaborar ou criar novas magias ou novas formas. As magias são o fator que mais apresenta variações no mundo de Evan. Contudo aqui ficam disponíveis as características mais comuns que um mago deve conhecer.

As 11 Características das Magias



Para utilizarmos bem, devemos conhecer as características peculiares e variadas que estas magias podem apresentar. Mas lembramos que, muitas destas características são também as mesmas para magias descartáveis e magias anexadas. Estas características estão organizadas em onze tópicos: 1-Nome, 2-Descrição, 3-Elemental, 4-Categoria, 5-Função, 6-Efeito, 7-Alcance, 8-Duração, 9-Manejo, 10-Consumo e 11-Conjuro exigido abordados logo abaixo:






Nome: Assinala o nome da magia ou feitiço em questão da mesma forma como escrevem nos livros.



Descrição: A descrição de uma magia explica como esta age durante sua execução, abordando suas características físicas mais importantes, seu limites, restrições e até fatores que à impedem de ser realizada com sucesso. Que deve ser conhecida pelo jogador para analisar a melhor situação para usá-la.



Elemental: Este tópico assinala o nome do elemental mágico do qual a magia faz parte, a fim de observar suas reações e interações com outros elementais mágicos. Elementais que não são puros possuem logo após o seu nome, a palavra “Fusão” inscrita, assinalando que se tratam de misturas de dois elementais e “Mixtárion” quando esta mistura for com três ou mais elementais fundidos, porém, cabe lembrar que existe o elemental Mixtárion também em sua forma pura.



Categoria: Este tópico assinala o tipo de natureza arcana da magia quanto a sua forma em relação com o mundo místico ou arcano. Dividimos estas natureza em oito, veja logo abaixo:


Rogação: Rogações compreendem todas as magias que materializam ou fornecem propriedades enviadas pelas entidades arcanas superiores e estas propriedades são sempre benéficas ao usuário ou um companheiro deste. Geralmente estão envolvidas com a religião do magista usuário. Embora algumas não exijam palavras mágicas, todas rogações misticamente são consideradas pedidos às entidades arcanas do elemental da magia envolvida. Exemplos: Ressuscitar, Curar, Aumentar força, etc. Rogações são canceladas com abjurações.


Evocação: Evocações compreendem todas as magias que materializam ou fornecem a pura essência ou energia do elemental da magia, enviadas pelas entidades arcanas destes elementais. Geralmente são todas de efeito visível a observação. Não alteram ou colocam efeitos sobre seus usuários como no caso das rogações. São as mais comuns e geralmente a essência materializada opera trabalhos de necessidade material, por isso, são próprias para combate. Destruindo e protegendo coisas materiais com sua materialização. Exemplo: Relâmpago destruidor.


Invocação: Invocações compreendem todas as magias que têm propriedades de atrair, chamar ou materializar seres que existem ou já existiram no intuito de operar tarefas materiais. Estes seres místicos são enviados pelas entidades arcanas para a presença do usuário as vezes com uma parcela dos seus poderes ou estes por inteiro e geralmente são usados em combate. E há invocações que executam evocações peculiares durante sua presença de batalha. Exemplo: Invocações Necromânticas.


Abjuração: Palavras de negação, as abjurações são todas as magias sem efeitos visíveis, sem evocações de essência de elementais, sem chamar seres místicos, mas constituem sempre palavras mágicas com a função de cancelar os efeitos causados pelas rogações, invocações, evocações, maldições e adjurações. Mas não são capazes de cancelar ab-rogações e supra-conjurações. Abjurações são comuns para remover efeitos de magia, principalmente maldições. Todas devem ser consideradas como palavras de controle declaradas do usuário para as entidades arcanas, ao invés de pedidos como ocorrem nas rogações.


Adjuração: = A função das adjurações é bem parecido com a das rogações, pois assim como elas alteram efeitos benéficos para o usuário, porém as adjurações não geram efeitos como as rogações, elas só modificam ou aperfeiçoam beneficamente efeitos já existentes. Por isso são sempre usadas após as rogações, invocações, maldições e evocações para lhes melhorar os efeitos. São materializadas ou não e também palavras de controle declaradas pelo usuário às entidades arcanas com a função de melhorar beneficamente efeitos mágicos executados antes. Podem ser canceladas por abjurações.


Ab-Rogação: Esta é uma categoria rara de natureza mágica. As ab-rogações são as palavras de banimento arcano que podem acompanhar uma essência materializada ou não e são magias capazes de cancelar outras magias por completo imediatamente antes mesmo de serem executadas. Ab-rogações são muito raras e banem ou cancelam qualquer uma das categorias de magia, exceto outras ab-rogações. Seus cancelamentos não podem ser abjurados, nem adjurados.


Supra-conjuração: Supra-conjurações são todas as palavras mágicas que aumentam as declarações de outras palavras mágicas pronunciadas antes, ou seja, são conjurações que alteram uma outra conjuração anterior modificando e melhorando a execução de uma magia. Apesar da semelhança de função com as ab-rogações que são magias que melhoram outras magias, as supra-conjurações diferenciam-se destas porque melhoram uma magia antes mesmo dela ser executada. São palavras acrescentadas junto às conjurações simples de magias declaradas no mesmo momento em que se forma uma magia. São também como as ab-rogações, sempre muito raras.


Maldição: Se parecem muito com rogações, pois tratam-se de pedidos declarados para entidade arcanas mais com o efeito sempre maléfico sobre as vítimas ou o ambiente. Podem materializar ou não as propriedades enviadas pelas entidades arcanas superiores. Exemplo: Causar Confusão, Emudecer, Envenenamento Mágico, etc.





Função: Este tópico assinala e caracteriza as magias pelos objetivos para os quais servem. Organizamos estas características em três objetivos: Ofensiva, Defensiva (objetivo de combate) e Encantamento que trata de qualquer objetivo diferente do contato físico.



Efeito: Este tópico assinala todo e qualquer efeito, propriedade, estado causado, condição, restrição e influência de uma magia sobre o seu comportamento durante o uso, bem como demonstra o cálculo dos mesmos.



Alcance: Este tópico define a morfologia de comportamento que uma magia adquire ao se propagar quando é executada num ambiente, até mesmo as invisíveis. Existem 10 (dez) formas diferentes de propagação de magias e algumas podem apresentar duas ou mais formas de propagação em instantes diferentes quase num mesmo momento. Vejamos estas formas logo abaixo:



1. Projeção em foco: É a forma mais comum de propagação, onde a essência materializada da magia se estende até um alvo mirado sem separar-se do corpo do usuário. Esta projeção pode desviar obstáculos se manipulada. É muito comum na onda liberada em ataques sonoros simples e tambêm em evocações que formam imagens.






























2. Raio em foco: É a forma de propagação em uma energia materializada



do corpo do usuário e se desloca em linha reta sem possibilidades de fazer curva mesmo na tentativa de manipulá-la. Pode ser interrompida por obstáculos. Vantajosa no fato de que segue uma mira precisa e não requer teste de mira














3. Rajada: É a forma de propagação onde a energia materializada separa-se progressivamente do corpo do usuário em ondas que se deslocam em linha reta que se espalham em forma de cone seguindo uma mira difusa, porém sempre atingindo um alvo. Não requer teste de mira, mas pode ser impedida por obstáculos.












4. Emissão em foco: É a forma de propagação em que uma energia materializada separa-se do corpo do usuário assumindo a forma de projétil que se desloca para um alvo sem mira precisa e com trajetória variável e pode ser impedida por obstácu









5. Dispersão superficial: É a forma de propagação em que uma energia materializada se espalha apenas por meio de uma superfície, fluindo profusamente a partir de um ponto para todas as direções sendo absorvida por obstáculos. Por ser ampla não há testes de mira.








6.Dispersão aérea: É a forma de propagação em que uma energia materializada se espalha fluindo profusamente a partir de um ponto para todas as direções espacialmente. Mas não é capaz de circundar obstáculos e pode ser defendida por escudos e barreiras. É comum em campos-de-força defensivos, explosões de grande área e alguns ataques sonoros. Raramente é possível esquivá-las devido seu grande alcance.








7. Emanação: É a forma de propagação absoluta e mais rara de todas em que uma energia materializada é espalhada profusamente a partir de um ponto e irradiada para todas as direções no espaço atravessando paredes e obstáculos. Ela é tem alcance igual à dispersão, porém sua energia atravessa paredes, escudos e não pode ser defendida nem esquivada. É a forma de alcance mais perigosa que existe.









8. Irradiação: É uma forma de propagação semelhante a rajada ou raio mais a energia materializada não surge do usuário, mas de outros pontos afastados dele e daí partem para atingir o alvo com mira imprecisa. Pode ser defendida e esquivada, ou seja, interrompida por obstáculos. É muito comum na evocação de raios, de rochas cadentes, de meteoros, orbes atiradores, flammeflórium, etc.

















9. Toque físico: É a forma de propagação que requer contato do corpo do usuário com um alvo para que a energia materializada se propague ou toque o alvo. Nada mais é do que a potencialização de ataques corporais. É interrompida se o contato corporal for evitado.




















10. Auto-corpórea: É a única forma de propagação automática onde a energia já é materializada no próprio alvo, para aumentar algum efeito ou proteção. Isto é muito encontrado na categoria das adjuraçoes, onde o próprio corpo do usuário é o alvo, mas com efeito benéfico. Existe no entanto, magias auto-corpóreas ofensivas e estas não podem ser esquivadas, somente resta defender as mesmas. Projéteis persegidores apesar de parecem do tipo Emissão em foco, na verdade são magias do tipo Auto-corpóreas que apenas demoram a chegar no corpo do usuário.




Duração: Este tópico assinala as condições e restrições de tempo em que uma magia precisa para ocorrer uma vez ou várias vezes, fora ou dentro de combates e demonstra o cálculo para estas condições e restrições. Há quatro padrões durações para magias, são elas:


Por Turno: Assinala magias que podem ser usadas fora de combate livremente, mas que em combate duram o tempo equivalente a uma quantidade de turnos.(defensivos ou ofensivos) A grande maioria geralmente dura apenas um só turno.


Permanente: Assinala magias que duram longos períodos não determinados, além do tempo necessário para o uso.


Condicional: Assinala magias podem ser usadas por turnos dentro dos combate ou fora deles com um breve período de duração mas que pode ser alterado e estendido pelo usuário através de algum recurso arcano.


Imediata: Assinala magias que duram períodos muito curtos de tempo, mas que são suficientes para a execução plena destas. E por isso dificilmente suas execuções podem ser interrompidas.



Manejo: Este tópico denomina as magias assinaladas por condições de manuseio que se restringem ao uso(ou não) de uma ou de duas mãos na pantomima das magias. São três as denominações


Acinésica: Mito ou verdade, dizem ser magias executadas apenas por pensamento.


Unidestra: São as magias que necessitam de apenas uma mão para ocorrerem.


Ambidestra: São as magias que necessitam das duas mãos para ocorrerem.


Consumo: Este tópico assinala o valor da energia mágica representada pela sigla M.p. (Mana Point) ou o valor de outra energia qualquer gasto na execução das magias.


Conjuro: Este tópico assinala as condições físicas exigidas do usuário e do ambiente necessárias para a execução de magias. Que podem o som de palavras de conjuração, a presença de itens, de armas, de armaduras ou materiais no personagem ou no cenário que influenciam nas essências das magias.



Nenhum comentário: